Com direito a Bete Balanço e muitos personagens marcantes do poeta, "Cazas de Cazuza" faz sucesso e ganha sessão extra no Vivo Rio!

13:44 0 Comments A+ a-

                                                                                                                           Por: Carol Meneses                                                                                                               

     

Imagem da cena com a Bete (Foto: Ricardo Nunes)

    Cazuza, um dos maiores poetas da música brasileira, que, apesar de ter nos deixado há 31 anos, continua presente por meio de suas letras, músicas e mensagens super atuais como por exemplo: a força da mulher que possui um sonho e corre atrás, mesmo que o sonho seja arriscado e duvidoso.

   Uma prova de que o Cazuza  seria muito "Based” , oposto de "Cringe",  nos dias de hoje  é o grande sucesso da ópera rock, que volta aos palcos com novo elenco, 21 anos após seu lançamento. A estreia foi tão concorrida que houve necessidade de abertura de uma data extra no Rio de Janeiro, marcada para 04 de dezembro, no Vivo Rio. Os ingressos já podem ser adquiridos no https://vivorio.com.br/ingressos/.

O Espetáculo

Escrito e dirigido por Rodrigo Pitta, então com 22 anos, “Cazas de Cazuza,” destacou-se ao trazer uma genuína e pioneira “ópera-rock” nacional com arranjos e textos inéditos, que visavam, de forma ousada, transformar canções de rock emblemáticas em um musical “estilo Broadway”, muito antes do Brasil sonhar em impressionar com espetáculos do gênero.

 Com arranjos vocais e instrumentais de Daniel Salve, a versão original contava com um elenco afiado e afinado, formado por atores e cantores desconhecidos da mídia, do teatro ou da TV, foi outro fator que fez o espetáculo se transformar em um fenômeno e lotar grandes casas de espetáculo e teatros como o Tom Brasil em São Paulo e o Canecão no Rio de Janeiro por várias semanas. No elenco original estavam Jay Vaquer, Lulo Scroback, Debora Reis, Rosana Pereira, Bukassa Kabenguele, Fernando Prata e Vanessa Gerbelli.

   "Cazas de Cazuza" ganhou uma nova força, devido à crise social, financeira e humana que o país vem atravessando, fazendo com que o roteiro e as próprias músicas fiquem cada vez mais atuais. Porém, será que essas mudanças no roteiro são mesmo necessárias, porque,   como o próprio Cazuza já dizia de maneira brilhante em sua música “O tempo não para”: 

...Eu vejo o futuro repetir o passado,

Eu vejo um museu de grandes novidades,

O tempo não para,

Não para não, não para...

Cena da Ópera-rock ( Foto: Ricardo Nunes)


NOVA MONTAGEM

Essa nova montagem de “Cazas de Cazuza” deveria ter estreado em 2020, como parte das comemorações dos 30 anos da morte do poeta. Com o cronograma alterado pela pandemia e o atraso de mais de um ano, novas audições foram necessárias. Com participação especial de Paulinho Serra, que viverá Dornelles, os papéis principais serão interpretados por Fernando Prata (Enrico), Yan Dufau (Deco), Jade Baraldo (Bete Balanço), Leandro Buenno (Justo), Julianne Trevisol (Mia), Janamo (Vera) e Alexandre Damascena (Ernesto).

 

Dois componentes do elenco da versão original estarão na nova montagem, o ator Fernando Prata que interpretou Enrico, em 2000, volta a viver o papel do poeta desempregado 21 anos depois. A versão 2021 terá como Diretor Musical o cantor e compositor Jay Vaquer que fez parte do elenco da montagem original no papel de Justo.


SERVIÇO

Data: 04/12/2021

Local: Vivo Rio

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo – Rio de Janeiro/RJ

Horário: 21h

Abertura dos portões: 2h antes

Classificação etária: 18 anos. Menores entram acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Além da apresentação carioca, “Cazas de Cazuza” também foi escolhido como uma das principais atrações da programação do festival itinerante “Rock Brasil – 40 anos”, que acontece no CCBB.  

A versão tem datas marcadas para os dias:

16 e 17 de fevereiro de 2022 no CCBB Belo Horizonte; 

31 de março e 1º de abril no CCBB São Paulo 

 26 e 27 de maio no CCBB Brasília.