Desafio da noiva: Emagrecer para o casamento sem perder a disposição necessária para aguentar a rotina pesada desse período.

08:00 0 Comments A+ a-

                                                                                                          Por: Carol Meneses

             O casamento é um dos dias mais importantes na vida de muitas mulheres, e uma prova disso é que todas elas querem estar perfeitas, verdadeiras princesas, nos vestidos escolhidos, a dedo, para esse dia. E em busca de realizar o sonho de ser princesa, pelo menos nesse dia, algumas se rendem aos mais diferentes tipos de dietas milagrosas, e essas dietas muitas vezes prejudicam a saúde e a disposição da noiva, podendo transformar o sonho em pesadelo. E para não deixar que as “noivinhas de plantão” cometam esse erro em nome da perfeição para as fotos, conversamos com a endocrinologista já conhecida do público do blog, Flávia Siqueira Cunha, 33, que comenta sobre esse assunto. Uma dessas dietas exageradas é a dieta da sonda, ou dieta da noiva, que de acordo com a doutora, consiste na colocação de uma sonda  nasogástrica (do nariz ao estômago) que ficará responsável pela alimentação, com calorias quase que inexistentes de tão baixas, das noivas, ela afirma que a principal crítica é a colocação da sonda( que é um procedimento bastante invasivo e não está isento de riscos), além da perda de grande quantidade de peso em tão pouco tempo, o que pode causar  danos à saúde da noiva, justamente no  dia da realização um sonho. Ela complementa que: “Qualquer dieta muito radical  e restritiva pode ser perigosa para qualquer pessoa,em especial para as noivas que, sabemos, enfrentam maratonas às vésperas do casamento.”
          Para Flávia Cunha, o ideal seria que a noiva procurasse atendimento médico voltado para o emagrecimento com uma certa antecedência ao casamento para poder haver uma perda de peso gradativa e não  precise de um tratamento de choque, pois neste caso, na maioria das vezes os quilos voltam tão rapidamente quanto foram perdidos. Ela ainda deixa claro que cada noiva é única, logo sua avaliação é individual  e não existe uma dieta que sirva para todas as noivas, afinal cada uma tem seus hábitos de vidas, seu níveis de facilidade e dificuldade tanto para ganhar quanto para perder peso. E comenta a importância de uma dieta de baixa caloria, mas que contenha alimentos funcionais que proporcionarão  energia e bem estar para a noiva tanto para a rotina pesada quanto para o dia tão esperado. Para a doutora, as noivas que precisam perder uma quantidade considerável de peso devem procurar ainda mais precocemente os profissionais de saúde para que seja possível realizar uma programação dietética que atinja o objetivo de perda de peso, sem colocar em risco a saúde da noiva. Uma rotina composta por alimentação adequada, atividade física e, em alguns casos, medicações anti-obesidade promove um resultado satisfatório mesmo naquelas noivas que estão muito acima do peso.
     A endocrinologista deixou , ainda, algumas dicas para o emagrecimento desses 3 tipos físicos, magrinha, gordinha e fitness:
·         “A noiva magrinha não precisa emagrecer, mas pode definir seu corpo. Mulheres consideradas magras através do cálculo do IMC (índice de massa corpórea) podem, mesmo assim, apresentar elevado percentual de gordura e baixa massa muscular. Para esses casos é interessante programar uma dieta com um aporte adequado de proteínas e estimular a realização de exercícios de hipertrofia para o ganho de massa muscular e definição do corpo.”
·         “Para a noiva com sobrepeso ou obesidade é importante definir uma dieta de baixa caloria, associada a exercícios físicos aeróbicos e hipertróficos.”
·         “E finalmente para a noiva fitness, indica-se apenas intensificação de dieta balanceada e da rotina de exercícios físicos, pois nesse período de casamento a ansiedade sempre aumenta e mesmo as mais dedicadas aos hábitos saudáveis podem exagerar na comida e acabar ganhando alguns quilinhos.
·         Exercícios como pilates, ioga e meditação também são ótimas dicas para todas as noivas, pois aliviam a tensão e ajudam a controlar a mente.”


Sobre Flávia Cunha: Formada pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2007). Residência em Clínica Médica pelo Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Correa Netto – São Paulo (2010). Residência em Endocrinologia pela Casa de Saúde Santa Marcelina – São Paulo (2012). Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) (2012). Doutorado em andamento pela Disciplina de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP. Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM.
dra.flaviacunha (Instagram)
@draflaviacunha (fanpage)
www.covida.com.br