Como curtir o carnaval sem prejudicar, muito, a sua saúde?

12:16 0 Comments A+ a-

                                                                                                                               Por: Carol Meneses

Doutora Flávia Cunha e o carnaval

                        Como curtir o carnaval sem prejudicar, muito, a sua saúde?
   Uma das festas mais esperada pelos brasileiros está acontecendo e você já está sentindo as primeiras consequências do ritmo frenético de bailes, bloquinhos, shows, e o grande excesso já comum nesse período, seja em bebidas ou em relações sexuais. No período de carnaval as pessoas ficam tão anestesiadas com a folia que não se preocupam com os excessos, afinal, como já dizia a frase, - “Não me leve a mal, é carnaval. ”- nesse período é comum as pessoas viverem a mágica do carnaval e se esquecerem dos problemas. Só vão se preocupar quando acaba o carnaval e a vida volta, quase, ao normal. Digo quase porque o feriado acaba na quarta feira de cinzas, mas a ressaca da folia demora um pouquinho mais.
   Pensando nisso, conversei com a médica endocrinologista, Drª Flávia Cunha, 33 anos, para explicar melhor o que fazer para que os efeitos da folia carnavalesca não sejam tão intensos e para você chegar  linda e saudável à quarta-feira de cinzas. De acordo com Flávia, os piores excessos cometidos no carnaval são: abuso de bebidas alcoólicas, longos períodos sem se alimentar, longas maratonas em blocos de carnaval, intensa exposição solar e relações sexuais desprotegidas. E os maiores sintomas decorrentes desses excessos são: desidratação, cansaço, queda da imunidade predispondo o desenvolvimento de diversas doenças, além do risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis nas atividades sexuais desprotegidas. 
   A doutora, que mora em Belém-Pa e adora carnaval, vai passar o feriado em casa colocando os trabalhos e a tese de doutorado, sem perder os desfiles pela televisão. Ela comenta que, para ela:O carnaval é uma festa de origem religiosa que se transformou, ao longo dos anos, em uma grande manifestação artística. O nosso país se destaca como um grande difusor desta arte. Do ponto de vista de saúde, o carnaval representa um período de libertação, curtição e relaxamento da mente e do corpo.”
   A especialista deixou algumas dicas para quem quer seguir o carnaval e continuar inteira na 4ª feira de cinzas.  Confira o que você não pode deixar de fazer para que esse feriado seja marcado apenas pela alegria tão característica da folia mais popular do país:
1.    Evite o excesso de bebidas alcoólicas
2.    Hidrate-se bem: água mineral, água de coco e bebidas isotônicas são ótimas opções.
3.    Recupere o sono: durma pelo menos 8 horas corridas após a noite de farra para recuperar a energia e não ter queda de imunidade.
4.    Alimente-se adequadamente.
5.    Proteja-se do sol.
6.    Use filtro solar no rosto, no corpo e nos cabelos.
7.    Use roupas leves e confortáveis e sapatos que não machuquem o pé.
8.    Use preservativo nas relações sexuais.
9.    Não beije na boca de desconhecidos (muitas doenças são transmitidas pelo beijo, como herpes labial e mononucleose).
10.  Dance muito. Pular carnaval é um ótimo exercício para o corpo e para a mente. Melhora o condicionamento físico e gasta muitas calorias, ajudando no emagrecimento!


A Doutora Flávia Cunha e o blog Carolminholas desejam um ótimo carnaval! Brinquem muito, dancem muito, mas sem exageros! Divirtam-se!