Descobrindo, aos poucos, o mundo mágico de Petrópolis

08:00 2 Comments A+ a-

                                                                                                Por: Carol Meneses
    
   
Não é nenhuma novidade que Petrópolis é conhecida como Cidade Imperial, pelo fato da sua história se confundir um pouco com a história do Brasil, principalmente por  ter sido fundada pelo Imperador Dom Pedro II , recebendo o nome devido à junção dos nomes em latim de Pedro (Petrus) +  cidade, em grego (Pólis), ficando “Cidade de Pedro”, inclusive transformando a casa de verão de Dom Pedro e sua família na época do Brasil Império em Museu Imperial. Além disso ainda manteve a estrutura de construções da época do Império que dão um ar mágico e histórico à cidade.    Porém, o que pouca gente sabe, e que eu pude descobrir nesse último feriado é que essa cidade não é interessante apenas pela história e suas arquiteturas, mas também oferece muitas outras atrações como restaurantes de dar inveja a muitos restaurantes da capital, circuito cervejeiro, e, claro, fazer uma atividade que as mulheres adoram: compras. E o melhor de tudo, realizar muitos desses passeios a pé, ainda por cima apreciando a natureza e a estrutura da cidade. E desvendar esses mistérios em família é ainda melhor!
   Como já conhecíamos tanto o Museu Imperial como o Palácio de Cristal, além de alguns passeios mais tradicionais, optamos por um tour diferente. Ficamos hospedados no Centro, e como nosso interesse era desvendar alguns segredos da cidade, começamos pelo passeio na Cervejaria Bohemia, a primeira cervejaria do país, fundada em 1853 pelo alemão Henrique Kremer. O passeio pela antiga fábrica consiste em uma viagem ao mundo da cerveja, começando na Suméria (no Oriente Médio), região originária desse líquido sagrado. A estrutura mistura a história com a tecnologia, pois contém muitos recursos  – painéis touch-screen, som, luzes e vídeos em 3D -, o roteiro de uma hora e meia (com direito a degustações) continua pelas salas do Mestre Cervejeiro, dos ingredientes, da alquimia, da transformação e do envase... não apresentarei  maiores detalhes, pois a graça é descobrir você mesmo as delícias desse passeio, principalmente no quesito degustação, pois ainda não dá para experimentar a bebida pelo computador. A Bohemia fica na rua Alfredo Pachá, 166 | Centro – Petrópolis/RJ e funciona de terça a quinta, das 12h às 17h; sextas, das 11h às 16h30; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h30. E o tour custa: R$ 32 (inteira), R$ 16 (meia entrada e moradores de Petrópolis).
    À noite, visitamos o restaurante Imperatriz Leopoldina, localizado dentro de um belo hotel com arquitetura histórica, ou seja, um passeio que “alimenta” dois dos cinco sentidos: a visão, ao apresentar uma bela estrutura e os móveis que  proporcionam uma viagem ao passado, mais precisamente ao período imperial, quanto ao paladar, que nos agradou desde a entrada com um couvert composto por cesta de pães variados, manteiga, azeite perfumado e uma pastinha de jabuticaba diferente de tudo que eu já experimentei, até a sobremesa: copinhos de mousse de limão com suspiro, brigadeiro de colher e doce de coco com ameixa. Para acompanhar um jantar digno de imperadores e imperatrizes, nada melhor do que um belo vinho, ou quem sabe dois? 
   Já no segundo, e último dia, foi a vez das compras, passeamos bastante pelo Centro indo até a Rua Tereza, famoso polo de moda em Petrópolis, fizemos a festa com direito a lembrancinhas, e o achado foi encontrar 2 botas “divas” na sapataria Pedro II, rua do Imperador, 298 - Centro, Petrópolis, sendo uma pra mim e uma pra minha mãe. Voltamos para o fofo e aconchegante Hotel York, localizado na mesma rua da sapataria, 78 - Centro Histórico, Petrópolis – RJ e com um atendimento de 1ª qualidade, destacando a simpatia e atenção da funcionária  Rita. Descansamos até a hora de conhecer a cervejaria Buda Beer, que fica na rua Rocha Cardoso, 166, Valparaíso, Petrópolis/R ...  Estava numa ansiedade para visitar essa espécie de bar-restaurante e suas cervejas artesanais. Tive uma surpresa quando cheguei ao local e experimentei as cervejas, principalmente a Stout (uma cerveja sazonal de outono/inverno, encorpada e de espuma cremosa com notas de café e cacau devido ao malte torrado). As cervejas são realmente o líquido sagrado do local, acompanhado de um hambúrguer então ficam ainda melhores. O local é uma graça e possui um ambiente zen e pra cima, além do belo lema que eles transmitem: Viva a Vida Com Alegria!

  E quando se descobre  mágica em lugares assim, é impossível ir uma vez só. A ideia é voltar a Petrópolis e realizar uma matéria ainda mais detalhada sobre cada um desses lugares. Vale a pena conferir, e “reconferir”, quantas vezes for preciso!

2 comentários

Write comentários
Unknown
AUTHOR
30 de junho de 2017 às 14:24 delete

Um bom lugar para visitar ta anotado na minha listinha haha
Eu tenho muita vontade de conhecer o Rio, é lindo né?

florurbanablog.wordpress.com

Reply
avatar
Carol Meneses
AUTHOR
10 de julho de 2017 às 12:39 delete

Sim, vale muito a pena😍!
Vou visitar seu blog.

Reply
avatar