O retorno do Crochê: Tendência do Verão 2017

11:23 0 Comments A+ a-



Sabem o que o CarolMinholas e o Crochê tem em comum? Ambos voltaram com tudo em 2017. E aí, bateu uma curiosidade? Então, confira a matéria:

 
Bolsa  Abacaxi e Bolsa Melancia (Foto: divulgação)
   Chega essa época do ano e a mulherada fica atenta às novidades que chegam das passarelas para saber em quais modelos apostar no verão. E desta vez a moda foi buscar no passado inspiração para uma tendência que vai "dar onda" nesse verão, o crochê.
    Há muitas teorias sobre o surgimento do crochê, que deriva da palavra francesa croc ( gancho), tanto que de acordo com alguns historiadores os trabalhos de crochê tiveram origem na pré-história, já a arte do crochê, que é a utilizada atualmente, foi desenvolvida no século XVI. Porém, não se tem evidências concretas sobre exatamente onde, e quando, se originou esta arte.
   O que se pode afirmar, com certeza, é que no iníco dos anos 70 ele era utilizado como peças artesanais para épocas mais frias, nas quais as avós faziam as peças para vestirem as mulheres da família, mas, agora, o crochê ganhou espaço na criação de roupas leves, sofisticadas e elegantes. Hoje, as peças dessa arte  se transformaram nas melhores amigas da mulher contemporânea, tanto em vestidos, blusas, saias, bolsas e, principalmente, biquínis, por conta do clima bastante tropical.
   Segundo Aleska Gravazzi, dona da marca carioca KikArte – Feito com Amor, o artesanato traz um diferencial para as peças, seja acessório, décor, vestuário. Ele é importante para a moda, é feminino e é cool.

“O crochê, por ser um trabalho manual, imprime à peça exclusividade, trazendo um romantismo e uma delicadeza imediata, e as peças mais pedidas serão os biquínis, as bolsas – que vão da praia ao shopping -, e os croppeds. As frutas estão com tudo, inclusive em patches, que você pode colar nos jeans, bolsas, roupas, onde você desejar”. Explica ela.

 KikArte – Feito com amor nasceu em maio de 2016.  Ao enfrentar o desemprego, Aleska percebeu um dia, ao arrumar seu guarda roupas, que seu antigo hobby, ensinado a ela quando criança por sua avó Lourdes, poderia ser um aliado a sua mudança de vida. Assim nasceram as primeiras peças e o desafio de criar outras e lançar sua marca no mercado.




Gostou e quer entrar na onda do crochê? Não se preocupe, Aleska deixou o passo a passo de como tecer esse top cropped, nível iniciante,no tamanho P/M.

-materiais necessários:
Top Cropped (Foto: divulgação)

* agulha de crochê 2,5 cm
* novelo neon da Circulo (nas cores 6372/5159 e 5077)
Obs: você pode confeccionar a peça com uma única cor,ou qualquer cor de sua preferência.Intercalando as cores de acordo com o seu gosto. A peça é rápida e simples de se fazer.Utiliza somente correntinha,ponto alto e ponto baixíssimo.
-Para iniciar o trabalho,faça 100 correntinhas.
-Para começar a carreira de pontos altos, pule três correntinhas e a partir daí, faça um ponto alto,para cada correntinha.

-A partir da segunda carreira,será necessário fazer diminuições no inicio e final de cada carreira(três pontos altos fechados juntos). Os demais pontos seguem normalmente(ponto alto sobre ponto alto).Seguir esse esquema até completar 20 carreiras.
-Ao completar 20,carreiras o top estará praticamente pronto.Só será necessário fazer os cordões.
-Tecer 175 correntinhas,em cada ponta da parte superior do top.(parte mais estreita)
-Na parte inferior(mais larga) faça uma argola em cada extremidade do top (faça 5 correntes e depois prenda na primeira corrente com ponto baixissimo). Nessa argola passará o cordão feito na parte superior do top,que ficará cruzado nas costas preso com um laço.
-Após arrematar(esconder),todas as pontas de fios que ficaram soltas,seu top estará pronto!