Lugar de Mulher, é Onde Ela Quiser! Inclusive Fazendo Intercâmbio!

08:00 0 Comments A+ a-



            
Foto do 1º mês( fonte: Facebook)
                                                                    
                       Por: Carol Meneses

    Que as mulheres em geral, e em especial, as brasileiras estão conquistando, cada vez mais, o seu espaço no mundo profissional não é novidade para ninguém. Com características marcantes, como coragem, “mente aberta” , dedicação, entre outras, elas estão conquistando não apenas o Brasil, mas também o mundo!  E com o objetivo de investir mais em si mesma e em sua formação profissional, muitas quebram as barreiras e atravessam pontes (em alguns casos, isso acontece literalmente) investindo seu dinheiro no Intercâmbio. E para entendermos mais sobre o assunto, conversei com a publicitária Eduarda Costa, 25 anos, que está retornando ao Brasil após um curso na Academy of Entrepreuners, localizada na Austrália.
   Duda optou por um curso estilo VET(Vocational, Educational and Training), que dura de 6 meses a dois anos e oferecem conhecimento técnico sobre algum assunto escolhido pela(o) intercambista. De acordo com ela, a instituição possui um método bem inovador, que foca mais na experiência do professor e do aluno, inclusive alguns até abrem seu próprio negócio, do que no quadro negro, dever de casa ou livros. Outro ponto positivo da escola, que mesmo sendo nova e apresentar alguns pontos desorganizados, é a dedicação da equipe para garantir que os alunos se sintam bem.
A publicitária comenta alguns detalhes sobre o curso:  “Você pode optar pelo diploma (1ano) ou advanced diploma (2 anos) de business com foco em empreendedorismo ou cursos específicos de 14 semanas. No meu caso, eu estudei 6 meses do diploma e resolvi voltar pro Brasil, para continuar focando na carreira. Nesse período, estudei matérias de Gerenciamento de Projetos, Inteligência emocional, recursos humanos e gerenciamento de risco. O mais interessante pra mim desse período foram as portas abertas pra networking e a oportunidade de ter participado (e vencido) o desafio do primeiro semestre:  uma campanha de re-branding da Austrália como nação mais empreendedora do mundo. Eu e meu grupo tivemos 5 semanas de coaching com o Head de inovação da BBC e o Head de uma agência de marketing local, no final, apresentamos para a Diretora de RP e comunicação da Austrade (parte do governo). Foi super interessante!”

Duda na apresentação do desafio e na academia de ballet!
  Eduarda, que aproveitou o direito de trabalhar 20 horas semanais que o visto de estudante possibilitava e atuou nas mais variadas profissões, sempre sonhou em fazer  intercâmbio  e no final de 2017 decidiu que era a hora de dar um “upgrade” na carreira, tanto no caso do intercâmbio como também em sua decisão de se mudar para São Paulo. Como boa carioca, adora uma praia e uma boa aventura( GENTE, ela aproveitou uma folga do curso, e foi curtir um pouco da Nova Zelândia, até aproveitou pra pular de Bungee Jumping , e fez várias pessoas, como eu, ficarem com “água na boca” para fazer o mesmo).  
   Ela comenta ainda sobre todas essas experiências: “A maior marca desse intercâmbio foi entender que eu tenho muito mais habilidades do que eu sequer imaginava. Entendi que sou capaz de trabalhar como recepcionista de uma academia de ballet, fazendo saladas, fazendo crepes, em fast food, atendendo aos clientes, e até fazendo a comunicação de forma voluntária para uma ONG australiana e que para se dar bem nessas áreas, é preciso deixar a vergonha de lado, vestir a capa da proatividade e correr atrás. Mesmo que você não saiba carregar 3 pratos ou fazer uma massa de crepe, você consegue aprender pedindo pela oportunidade, se mostrando disposto e treinando bastante. Definitivamente vou levar pra vida que eu posso mais do que imaginava, e que trabalhar de 8h-12h em pé com sorriso no rosto pode até ser desgastante, mas que é muito gratificante a troca com os clientes, aprender um pouco mais sobre a história deles e ver a cara deles de alegria com um prato que você preparou ou entregou.Com isso, sinto que eu me tornei uma pessoa bem mais tolerante, flexível, desapegada com manias e comecei a pensar ainda mais no próximo e apurar meu senso comum. Entendi que as culturas são super diferentes e a identificar formas de me comportar de acordo com a nacionalidade. E com isso, ter mais claro que tipo de atitude eu quero tolerar ou não: você entendendo seus limites, é muito mais fácil de alinhar as expectativas dos que convivem com você.”
 Você deve estar se perguntando: Ah, ela só fez esse intercâmbio porque não estava empregada aqui no Brasil? Engano seu, ela tinha um bom emprego em uma famosa marca de cosméticos, que eu só digo o nome se eles quiserem patrocinar o blog, ou pelo menos mandar alguns produtos. Rsrs). Para ela, o crescimento profissional que ela obteve com essa experiência vai trazer ainda maiores benefícios para sua carreira.  E essa coragem junto com o planejamento foram cruciais para, de acordo com ela, um intercâmbio que além do aprendizado profissional, trouxe também o aprendizado pessoal e interior. De acordo com a publicitária para entender o passo a passo  desse planejamento é preciso fazer muitas pesquisas  e encontrar uma agência que fosse adequada para seu perfil e orçamento e com isso escolher a mais adequada para você. E por falar em planejamento, o dela foi tão bem planejado, que ela até conseguiu viajar durante 1 mês pela Austrália após o curso, o que é permitido devido ao visto de estudante,(sendo uma semana com uma amiga e 3 com seu namorado).
Duda e Namorado, hum...acho que eu conheço , e Duda e amiga!
 Duda deixa um recado para quem sonha em fazer intercâmbio: “Intercâmbio foi a experiência mais ousada, aterrorizante e feliz que já vivenciei. Meu conselho é se planejar o máximo possível para ter uma reserva de dinheiro, já que imprevistos acontecem, abrir a cabeça para viver novas experiências, tenha coragem e vontade de fazer o máximo possível de amigos internacionais, mesmo que no final do dia o colo e aconchego de um amigo brasileiro seja ótimo e cômodo, eles serão a melhor forma de você praticar seu inglês e aprender sobre novas culturas. Tenha consciência dos impactos que a decisão de um intercâmbio terá na sua vida pessoal e profissional, nem tudo é maravilhoso, não é porque as pessoas estão fora do Brasil que é perfeito e fácil, a maioria das pessoas que moram fora precisam trabalhar muito para se manter, enfrentar obstáculos diários de convivência e língua. Ao mesmo tempo, não tenha medo de fazer um curso com o dinheiro contado: você aprende que a sua comida é muito mais gostosa do que você imaginava, que existem diversos passeios gratuitos, que a melhor forma de conhecer a cidade é caminhando e se perdendo, e que poder acordar todos os dias (mesmo cansado as vezes e com saudade de casa) e lembrar que você está investindo em si mesmo, é extremamente gratificante. Resumo: Tenha consciência da decisão que está tomando, planeje-se para dar tudo certo, não surte quando algumas coisas derem errado, se abra para o novo e fuja (mesmo) da sua zona de conforto. Não vai ser fácil, mas será incrível.”
Dicas da Duda sobre a mala:
·         Peso atual permitido: 2 malas de 23kg (ao invés dos 32kg do passado).
1) Itens como secador, chapinha, etc você geralmente encontra barato, com a tomada do lugar e a voltagem (a Austrália é 220v enquanto o RJ é 110v).
2) Eu trouxe 2 malas com 23kg cada e foi a maior burrice que eu podia ter feito, mesmo com o pensamento de gastar pouco e não fazer grandes compras, sempre tem alguma lembrancinha e qualquer peso a mais resulta em cobrança extra. Eu estava um pouco mais relaxada já que meu namorado iria me encontrar e trazer uma mala minha a mais consigo, porém eu não repetiria isso.
3) Fiz minha mala em uma planilha do excel antes de guardar os itens, dessa forma, vi a quantidade de cada coisa e onde estava exagerando. Além disso, no retorno, eu já tinha uma ideia de quantas roupas representavam X peso e em que mala colocar ,além de conferir se não estava deixando nada pra trás.
4)Sacos a vácuo são a melhor invenção do universo, mas cuidado, como eles diminuem muito o tamanho das roupas, pode te dar a falsa ilusão de que a mala está mais leve.  
5) Toalhas e roupas de cama são itens que ocupam muito espaço na mala e não valem a pena ser levados do Brasil.
6) Caso o país que você vá viajar seja frio, reserve um dinheiro para comprar roupas apropriadas no destino final, mesmo que no Brasil tenham algumas cidades com inverno mais rigoroso, muitas vezes nossas roupas não são próprias para enfrentar baixas temperaturas.
7) Tênis é o melhor amigo do estudante de intercâmbio, já que você irá andar bastante para conhecer a cidade e até para economizar um pouquinho. Priorize sapatos confortáveis ao invés de saltos.
8) No caso de intercâmbios mais longos, priorize levar roupas focadas na primeira estação que você irá enfrentar, pois aos poucos você consegue comprar e complementar seu guarda-roupa de forma barata, sem carregar muito peso.
9) Roupas básicas  e de cores neutras são muito importantes e facilitam muito o dia a dia.
10) Caso vá fazer um intercâmbio de trabalho como eu, já leve do Brasil uma roupa social completa (calça preta, blusa branca e/ou preta e sapato preto) e algumas roupas pretas, pois elas são versáteis para diferentes tipos de trabalho e te facilitam muito no início em que ainda estará se ajustando e com pouco dinheiro para comprar roupas.