Cosméticos vencidos: Pode ou Não Pode?

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                                                                                                            Por: Carol Meneses
Foto: Divulgação

  É fato que toda mulher busca estar bonita, inclusive para se sentir bem e mais confiante, e com isso, as maquiagens( blush, sombra, batons,etc.) e cosméticos( como esmaltes , cremes, entre outros)acabam sendo grandes companheiros da mulherada. Porém, como os produtos não são exatamente baratos, algumas optam por utilizar produtos já vencidos. E aí, acha que essa tática é uma boa ideia? Para obter essa resposta conversei com o cosmetólogo Douglas Alan, da Galant, uma empresa de consultoria cosmética.
  De acordo com Douglas, o resultado não é nada bom. Ele alerta para que as pessoas não usem produtos vencidos,não importando o motivo, pois esses podem causar alergias, além de diversos outros problemas de saúde. O cosmetólogo comenta, ainda, que pode ser fácil identificar esses cosméticos com a validade excedida, já que os mesmos apresentam variação no cheiro, na cor e no aspecto físico.
  Para entendermos um pouco mais sobre a validade desse tipo de produto:      
 O prazo de validade de um cosmético é determinado pela indústria que o produziu. A indústria realiza, dentre diversos testes, um teste muito importante chamado Estabilidade do Produto. Em média, o produto fica três meses em um equipamento chamado estufa a uma temperatura acima da temperatura ambiente. Com isso, a indústria acompanha a estabilidade da formula quanto a cor, odor, viscosidade, etc. Após esse teste, define-se a validade de um produto", explica Douglas, que ainda deixou uma pergunta para as leitoras e leitores do blog: "O cosmético é o alimento da pele. Você seria capaz de ingerir um alimento vencido?"

v  Sobre o cosmetólogo:

·         Douglas Alan, administrador formado pela FGV-SP com Master Business Administration (ESPM) em Marketing, especialização em Cosmetologia e estudos de pós-graduação em Mercadologia, Ciência Cosmética e Inovação, especialista em BPC (Beauty and Personal Care) desde 2005 desenvolve produtos, marcas e conceitos no setor.