Reinventar sozinho já é bom, Reinventar junto é ainda melhor

10:54 0 Comments A+ a-

                                                                                                          Por: Carol Meneses

   O Reinventar, evento já conhecido pelos jornalistas, que promove palestras quinzenais na ABI com o objetivo de incentivar os colegas da área a buscar novos rumos na carreira, sem, é claro, deixar de lado a sua essência, chega a sua 8ª edição com o tema: Colaboração e inovação no 8º Reinventar JORNALISTASRJ. O evento , que acontece nesta quarta feira, 18 de maio,no auditório da Associação Brasileira de Imprensa(ABI) visa mostrar as oportunidades no jornalismo colaborativo, que na maioria das vezes é aquele sem barreiras, sem fronteiras e se encontra no ambiente digital.
  Os palestrantes dessa edição, que vão mostrar a possibilidade de abrir as portas do mercado com projetos coletivos e inovadores, são: Agostinho Vieira, do Portal Colabora; Cristina Alves, do site Mulheres 50+; Cristina Tardáguila, da Agência Lupa; e Natália Viana, da Agência Pública. Além desses grandes nomes, o evento apresentará a proposta de uma cooperativa de jornalistas que foi idealizada pelo fotojornalista Paulo Araújo e em breve se materializará na forma do Portal Solidário.
  A jornalista Rosayne Macedo, idealizadora do Reinventar, além de criadora e moderadora do grupo do Facebook Jornalistas RJ, comentou sobre a situação atual: “O momento é difícil para todos e, em especial, para os jornalistas que assistem os  meios impressos tradicionais definharem até a morte, levando com eles uma enxurrada de empregos formais, seja de carteira assinada, seja como PJs.” Porém,ela afirma que é possível sim virar o jogo e o método para se fazer isso é empreender e inovar. “Tem muitas e múltiplas formas de empregar o trabalho do jornalista. E o próximo painel Reinventar escancara isso. Cada um pode  encontrar a sua 'pegada' e buscar saídas em parcerias  com outros colegas que desejam também se reinventar”, afirma Rosayne.
 Essa edição do evento, é gratuito, acontece das 8h30 às 12h30, e é mediado pelos jornalistas Paulo Jerônimo (Pagê), vice-presidente da ABI, e Malu Fernandes, do Reinventar JornalistasRJ. O coffee break  compartilhado já virou tradição do Reinventar,onde cada participante leva algum item para complementar a mesa. Esse é o momento de interação e networking.
As inscrições já estão abertas e são limitadas, com prioridade para profissionais integrantes do Grupo JornalistasRJ, que já possuem mais de 10.000 seguidores , no Facebook. Os interessados devem confirmar presença no mural do evento na página oficial do Reinventarhttps://www.facebook.com/reinventar.jornalistasrj/ e preencher um formulário online, que está disponível no endereço http://goo.gl/forms/lpmFXNnzn7. Para obter a confirmação, até o dia 17, é preciso que o formulário seja preenchido. A confirmação dos inscritos segue para o e-mail cadastrado pelo participante.
  O Reinventar conta com a chancela da ABI e apoio do Portal dos Jornalistas/Jornalistas&Cia, Café & Pauta e do Rock Experience - estas duas últimas empresas conduzidas por jornalistas que se reinventaram. Os sete encontros já organizados reuniram mais de 400 profissionais e 40 palestrantes - na maioria jornalistas-empreendedores que são casos de sucesso - e têm servido de inspiração para muitos profissionais.
Ø  Sobre os projetos inovadores e seus criadores
1.     Projeto #Colabora – Agostinho Vieira é responsável pela criação e um dos vários colaboradores do projeto #Colabora. Ele tem uma trajetória voltada para cargos executivos. Foi editor-executivo e diretor executivo do Globo e do Extra, além de diretor de jornalismo do Sistema Globo de Rádio e diretor da Rádio CBN. Pós-graduado em Gestão de Negócios na França e em Gestão Ambiental pela Coppe/UFRJ, Vieira foi agraciado com o prêmio Esso de Jornalismo, em 1994, e dois prêmios da Society of Newspaper Design, em 1998 e 1999. Até o ano passado, era responsável pela coluna e pelo blog Economia Verde, publicados no jornal O Globo. 

2.       Mulheres 50+ – Com 25 anos de jornalismo diário, Cristina Alves se uniu a mais seis jornalistas experientes - Angelina Nunes, Elvira Lobato, Raquel Almeida, Ana Lúcia Araújo, Cláudia Lima e Regina Eleutério – para a criação do blog que troca ideias e informações sobre a chegada à faixa etária dos 50 anos. O projeto colaborativo se desdobra na plataforma digital e também em encontros presenciais. Depois de passar pelas redações do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil e O Globo, hoje ela é sócia da Nau Comunicação.

3.       Agência Lupa – Pioneira do blog Preto no Branco – que checava as declarações dos candidatos nas eleições –, do jornal O Globo, Cristina Tardáguila é a criadora da primeira agência de fact-checking do Brasil, chamada Lupa. O trabalho consiste em apresentar dados reais e factíveis, funcionando como um contraponto a informações errôneas apresentadas por alguns entrevistados. Para isso, conta com o apoio de mais três bem-sucedidos jornalistas para uma checagem robusta e consistente sobre diversos temas.

4.       Agência Pública – Natália Viana é diretora da Agência Pública de jornalismo investigativo do Brasil, escolhida para traduzir e publicar, em primeira mão, os documentos do WikiLeaks sobre o país. Juntamente com mais duas jornalistas, Mariana Amaral e Tatiana Merlino, ela tem como objetivo elevar a qualidade do que é produzido em termos de informação pública. A ex-repórter da revista Caros Amigos, fez um mestrado em radiojornalismo no Goldsmiths College, na Universidade de Londres, que lhe abriu o caminho para o jornalismo investigativo.

5.       Cooperativa Solidária – Fotojornalista premiado, com vasta carreira no mercado do Rio de Janeiro, e 30 anos no Jornal O Dia, Paulo Araújo lidera um grupo de cerca de 35 profissionais, entre repórteres, fotojornalistas, web-designers, cartunistas, marketing e  TI, que se uniu em um esforço conjunto para fundar uma cooperativa para prestar serviços de jornalismo. A maioria desses profissionais atuou na imprensa do Rio de Janeiro, em veículos como Jornal do Brasil, O Globo, O Dia, Extra, Jornal do Commercio, O Povo, Lance! e Chance, entre outros.  Em breve, este coletivo lançará o Portal SolidáRio.

Ø  Serviço:
8ª edição do Encontro do Reinventar JornalistasRJ–ABI
Tema: 'Projetos colaborativos de jornalismo: o desafio de empreender juntos'
Local: Auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)
Endereço: Rua Araújo Porto Alegre 71 - 7º andar – Centro – Rio de Janeiro
Data: 18 de maio de 2016
Hora: das 8h30 às 12h30
Palestrantes: Agostinho Vieira (portal Colabora) – Cristina Alves (Mulheres 50+) – Cristina Tardáguila (Agência Lupa) – Paulo Araújo (SolidáRio) – Natália Viana (Agência Pública).
Inscrições:
Importante: É necessário confirmar presença no mural do evento no grupo JornalistasRJ e preencher o formulário. Somente cadastrados receberão confirmação da organização do evento por email.
Informações: reinventar.jornalistasrj@gmail.com